não votou?

E-título está sobrecarregado e eleitores precisam de paciência para justificar

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Quem não consegue votar neste domingo, precisa justificar o voto. Uma das opções é justificar pelo aplicativo e-título, para evitar aglomerações em locais de votação. Porém, o aplicativo passou por sobrecarga na manhã deste domingo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "pode haver instabilidade momentânea no uso do aplicativo em razão do excesso de acessos."


Este ano, o aplicativo teve 12,8 milhões de downloads. Para justificar, o eleitor precisa ter paciência: a orientação da Justiça Eleitoral nesses casos é esperar um pouco e tentar novamente o acesso. Apesar dos problemas, pelo menos 400 mil eleitores já haviam justificado ausência pelo aplicativo, conforme o órgão. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento.

AO VIVO: domingo tem locais de votação com filas e detidos por crime eleitoral

No Twitter e pelo Facebook do TSE os relatos sobre o problema são muitos. "Estou desde a abertura da votação tentando justificar meu voto, mas na tela só aparece essa mensagem de erro", relatou uma eleitora. "Não consigo justificar meu voto, o app não acessa a minha localização", disse outro.

PRAZO DE 60 DIAS 
No dia do pleito, é possível justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título. A funcionalidade estará disponível somente dentro do horário de votação, entre as 7h e as 17h, respeitado sempre o fuso horário de cada localidade onde ocorre a eleição. 

Caso não consiga usar a ferramenta, o eleitor pode comparecer a uma mesa receptora de justificativa, se houver, ou a ir a qualquer seção eleitoral munido de um documento oficial com foto, do número do título de eleitor e de um formulário específico preenchido, o qual pode ser encontrado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O eleitor que deixar para justificar sua ausência somente após a votação vai precisar fazer um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) dentro dos 60 dias previstos. O procedimento pode ser feito também no aplicativo e-Título ou pela internet, no sistema Justifica. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bolsonaro vota no Rio de Janeiro na presença de apoiadores

Próximo

VÍDEO: Marcelo Bisogno é o quarto candidato a votar em Santa Maria

Política